Exportação de frango para a Indonésia está em processo de viabilização

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que a Indonésia assinou acordo de não apelação ao relatório favorável da Organização Mundial do Comércio (OMC), no painel movido pelo Brasil contra a imposição de bloqueios comerciais às exportações da carne de frango brasileira no país asiático. Com isto, o processo de viabilização dos embarques de carne de frango do prazo tem prazo reduzido em, pelo menos, seis meses da previsão inicial – considerando 60 dias para a apresentação da apelação, 90 dias para a análise do pedido pelo Órgão de Apelação, e outros prazos dentro da tramitação.

Com 260 milhões de habitantes (segundo World Factbook, CIA), a Indonésia é um país de maioria muçulmana (90% do total). O consumo per capita anual de carne de frango do país é de 6,3 quilos, abastecido em sua totalidade pela produção local. Em 2016, os indonésios produziram 1,64 milhão de toneladas do produto avícola.

O Brasil é, hoje, o maior produtor e exportador de frango halal do mundo. Um terço de tudo o que o país exporta é direcionado ao mercado islâmico. Em 2016, apenas o Oriente Médio – principal destino dos embarques brasileiros – importaram 1,57 milhão de toneladas, gerando receita superior a US$ 2,3 bilhões.

fonte: http://sfagro.uol.com.br